segunda-feira, 20 de maio de 2013

RESENHA: Extraordinário - R.J Palacio

Extraordinário
Título: Extraordinário 
Autor: R.J Palacio
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca


Não julgue um livro menino pela capa cara.

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

    Narrado da perspectiva de Auggie (que é viciado em Star Wars) e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente, que vai tocar todo tipo de leitor.
    Me emocionei com a história do August. Com a leitura do livro, pude sentir uma mistura de sensações diferentes. Nas partes em que são narradas por ele, você consegue sentir na pele como é ser o centro da atenção pelo fato de ter deformidade facial.
    O capítulo que mais gostei foi "Flutuando", quando ele é aplaudido de pé pelos alunos, professores e pais de alunos.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo"


    Gostei da forma como a autora abordou as diversas formas do preconceito, mostrando como eles são irracionais e surgem por conta da ignorância do ser humano. A verdade é que a diferença é essencial. Já imaginaram se todo mundo fosse igual? Cada pessoa tem alguma característica que a define e a torna interessante. Auggie sabia que era diferente, mas ao ter familiares e amigos ao seu lado, viu como ele teve sorte de nascer Extraordinário.

   O livro trás uma bela menssagem de amor e nos faz entender que o mundo precisa de pessoas gentis. Casa personagem é marcante e no caso das crianças é mostrado o verdadeiro espírito da infância. 
   Leve e tocante. Essas são as melhores palavras para definir Extraorinário. Caso você esteje pensando em ler, vá em frente e aprecie as belas menssagens do livro.