quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RESENHA: Máscara - Luiz Henrique Mazzaron

Título: Máscara
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Páginas: 366
Editora: Novo Século ( Novos Talentos)
Avaliação: 5 / 5

Sinopse

No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida. Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana… Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?



Comentário

" A vida não é um jogo."

   Não é muito comum eu dar cinco estrelas para um livro. O livro tem que ser envolvente e inovador. Posso dizer que Máscara foi tudo isso e mais um pouco. Eu realmente devorei.
   A narrativa é em terceira pessoa e chama atenção já nas primeiras páginas. Como os capítulos são curtos, a leitura flui ainda melhor. Ao longo da leitura, me apeguei a cada um dos personagens, principalmente Liam. Já no começo, pode-se perceber um clima pesado na trama. Alguns conflitos e a partir daí a coisa começa a ficar cada vez mais interessante. Principalmente quando surge um assassino mascarado.
   Medo, agonia e esperança são apenas algumas das sensações que o leitor pode sentir durante a leitura, pelo menos pra mim. A mesma sensação que sinto quando assisto um filme de terror, senti lendo o livro. Tem que ter coração forte pra ler as partes de tortura e suspense. O livro também tem partes cômicas.


- Esse lugar é tão quieto... Não está com um mau pressentimento?- sussurrou Kiki.
- Não. É uma cidade fantasma. Você queria o quê? Um carnaval?


   O livro é dividido em prólogo e mais seis partes. Em cada parte, o ambiente é diferente e alguma reviravolta acontece. O clímax acontece quando Liam, já adolescente, acorda em um mundo surreal chamado Domus. Logo, ele participa de um jogo onde é ele quem decide quais pessoas sobrevivem e quais morrem. Isso lembra o filme Jogos Mortais. Esses jogos se repetem de maneiras diferentes ao longo da trama.
   Um grupo é formado e eles passam a explorar esse mundo estranho, que é o habitat de monstros, zumbis e criaturas estranhas. Lembra The Walking Dead e Silent Hill. Tudo pode acontecer com esse grupo, inclusive traição, paixão e ... sem spoilers.

   É interessante como o autor usa os personagens, que são bem aprofundados. Ele consegue criar uma situação com todos sem abandonar nenhum. Cada um, principalmente no jogo, possui uma característica marcante.

   Máscara possui em nenhum momento, uma leitura cansativa. Pelo contrário, a cada capítulo a ansiedade parece aumentar. Adorei ler o livro. O que me surpreende é que o autor mesmo sendo jovem, consegue ter ideias bem legais e maduras.

- As pessoas riem e sorriem. Sorrisos falsos. Máscaras. É isso que me fascina em vocês.
 

Entrevista com o autor