domingo, 24 de novembro de 2013

RESENHA: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

O Menino do Pijama Listrado  Título: O Menino do Pijama Listrado
  Título Original: The Boy in The Striped Pyjamas
  Autor: John Boyne
  Ano: 2007
  Páginas: 200
  Avaliação: 5 / 5


Sinopse

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 

  

Comentário

   Comovente
   O Menino do Pijama Listrado foi até agora, um dos mais emocionantes que li.
   Peguei esse livro emprestado da biblioteca da minha escola sem imaginar o que eu ia ler. Escolhi ele principalmente porcausa da capa, mas me surpreendi com a trama. A leitura é muito simples, leve e chamativa ao mesmo tempo.
   Comecei a ler e fiquei um pouco perdido e entediado, mas já no capítulo seguinte, as coisas ficaram mais interessantes. Isso porque o personagem Bruno se muda para uma casa longe da cidade. Enquanto Bruno conhece a nova casa, fiquei muito curioso e admirado assim como ele.
   Logo me apeguei a Bruno, como se eu fosse seu irmão mais velho.
   Ao perceber que a sua vida dali pra frente ficaria muito chata, o menino resolve explorar, e sua curiosidade o leva a um lugar ( sem spoiler) onde ele conhece outro garoto chamado Shmuel, com que cria uma amizade inocente. O limite dessa amizade é uma cerca que separa os dois. Shmuel usa um pijama listrado, por isso do nome do livro.
   Em O Menino do Pijama listrado, o autor cria nos leitores uma série de sentimentos como amor, ódio, esperança entre outros. Com a leitura desse livro, aprendi uma boa mensagem: Ás vezes é necessário arriscar para conseguir o que queremos. Até mesmo se for para conquistar a amizade de alguém estranha.
   O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.