quarta-feira, 5 de março de 2014

RESENHA: O Herói Perdido - Rick Riordan

Título: O Herói Perdido
Autor: Rick Riordan
Ano: 2011
Páginas: 440
Editora: Intrínseca
Avaliação: 4,5 / 5

Sinopse

   Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
   Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
   Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.



Comentário

   O Herói Perdido é fantástico.
   Mais uma vez o tio Rick faz um bom trabalho, dessa vez, com ainda mais aventuras, humor, mistério e uma trama envolvente, fatores que vão deixar qualquer mortal ansioso pelos próximos volumes.
   Esse é o primeiro de cinco livros que compões a segunda série Os Heróis do Olimpo. Quem lê fica impressionado do começo ao fim. Isso, porque o livro se mostra algo bem diferente de qualquer expectativa, principalmente para quem já leu a série anterior.
    Novos personagens, novos ambientes, muitas batalhas. Tudo isso está presente. Mas vale lembrar que nesse livro o Percy jackson não aparece pois ele sumiu (o herói perdido), ele é apenas citado. Tudo isso tem um motivo e o final deixa claro que haverá uma sequência (o filho de Netuno).
   Para cobrir essa falta, o autor nos apresenta muitos personagens, principalmente três novos heróis: Jason -- que perdeu a memória por algum motivo -, Piper e Leo. A trama foca nesses três semideuses. Tanto é que os capítulos são divididos em partes. na parte do Jason, a história se fixa nele e é assim com os outros dois. A narrativa é em terceira pessoa.
   Quem achou a saga anterior um pouco infantil, vai perceber que o livro tem uma certa maturidade. Os personagens anteriores estão um pouco mais maduros.
   Só há uma parte que me incomodou: a visita deles à Éolo, deus do vento. Fiquei um pouco confuso em relação ao ambiente e ao próprio deus. Essa parte do livro poderia ser melhor. Outro ponto negativo é a repetição de algumas coisas já citadas antes, o que torna a leitura cansativa e deixa o leitor ansioso para terminar de ler esses trechos repetitivos.
   Se você adora uma boa aventura e mitologia grega... e romana!, O Herói Perdido é altamente recomendável.

Profecia de Jason

"Filho do relâmpago, tome cuidado no chão,
Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela,
E liberar a morte pela raiva de Hera."

A Grande Profecia

"Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo o mundo terá acabado.
Um juramento a manter um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte, afinal.