domingo, 9 de março de 2014

RESENHA: O Oceano No Fim do Caminho - Neil Gaiman

Título: O Oceano No Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2013
Páginas: 180
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5 / 5

Sinopse

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Comentário

   Esse livro é tão complicado de resenhar que não sei bem por onde começar. É difícil descrever algo deslumbrante e espirituoso. É assim que eu defino este livro. Principalmente espirituoso.
   Quem conhece o estilo de Neil Gaiman sabe que ele entrega a mente e a alma para escrever suas obras. E um dos resultados disso é O Oceano No Fim do Caminho, uma história linda, poética e inspiradora. Se você é como eu, aposto que vai adorar embarcar nas lembranças de homem de meia idade de quando tinha apenas sete anos.
   No romance, o narrador sem nome , se deixa ser assaltado por uma parte estranha da sua infância. Sentado à beira do lago na fazenda Hempstock, se lembra de coisas que mudaram sua vida.
   É um livro muito bem escrito e me fez lembrar bastante Coraline, também escrito por Gaiman. Ambos provocam medo e empolgação, mas O Oceano No Fim do Caminho é mais intenso e é puro sentimento.
   Fiquei chocado com a quantidade de quotes que esse livro tem. Se alguém for juntar todos eles, talvez daria um pequeno livro de cinco páginas. São todos muito profundos e perfeitos. Eis alguns deles:

“Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões...”


"- Aposto que essa não é sua aparência de verdade - falei. (...)
- Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."

“E não era mar. Era Oceano.
O Oceano de Lettie Hempstock.
Lembrei-me disso, e, ao lembrar, lembrei-me de tudo."

   Recomendável aos fãs de realismo mágico. É capaz de encantar qualquer leitor, independente da idade. Também recomendo o livro aos amantes de leitura com chá.

                    Resultado de imagem para o oceano no fim do caminho