sábado, 31 de maio de 2014

RESENHA: Barbolândia - A fuga do Herdeiro , Bruno Melo

Título: Barbolandia - A Fuga do Herdeiro. Vol 1
Autor: Bruno Melo
Páginas: 80
Editora: Barbo house
Avaliação: 4 / 5

Sinopse

Amizade, aventura e desafio. Estes são alguns dos temas que permeiam “A Fuga do Herdeiro”, primeiro livro da Barbohouse. Do escritor Bruno Melo, o livro conta a história de como a ilha de Barbolandia foi descoberta por cinco amigos: três piratas loucos por aventura, um mordomo sábio e justo e o herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, mas que despreza a família e a riqueza. Filho de uma das famílias mais ricas e respeitadas da Terra, a Dinastia Day, Ryan percebe que aquele mundo não é seu. “Ele se recusa a seguir as regras da família”, explica Bruno. Tanta rebeldia leva o garoto a abandonar a mansão dos Day e a viver uma longa e perigosa aventura. “Para ele, o único jeito para não ter de assumir o lugar do pai e se tornar parte daquele mundo mesquinho e supérfluo era fugindo”, conta. Durante a viagem, Ryan perde todos os seus bens – algumas poucas roupas, biscoitos e o dinheiro guardado de suas mesadas -, tem de enfrentar bandidos e um enorme tornado, que ameaça lhe tirar a vida. “Apesar de tudo isto, ele encontra aqueles que serão seus melhores amigos para a vida toda”, revela Bruno. O final desta história você pode conferir em “A Fuga do Herdeiro.”

Comentário

Diferente das minhas expectativas, Barbolandia se revelou um livro interessantíssimo. Ele é na verdade, uma introdução, um aperitivo do que vem pela frente.

A história é gostosa, leve e divertida. Narra as aventuras e perigos que o herdeiro Ryan Day enfrenta quando toma uma decisão perigosa. Uma decisão que muda o rumo de sua vida para sempre. Ele acaba compreendendo que o mundo é diferente do que ele imaginava.

O livro apresenta boa diagramação e  algumas páginas trás ilustrações legais para que o leitor  aprecie ainda mais a leitura. A obra é dividida em sete capítulos curtos, o que deixa a leitura mais fluente. Barbolandia é um livro fininho, podendo ser lido em um dia.

Os principais personagens são Ryan, Leopoldo, Capitão Barba, Lagartixa e Chinesinho. Estes podem ser vistos na capa. Ao final da leitura, é impossível não sentir curiosidade a respeito das futuras aventuras desses grandes amigos. Se o autor reuniu personagens tão diferentes, grandes coisas com certeza vão acontecer.

Por fim, posso dizer que o livro é simplesmente incrível e marcante. Recomendável aos amantes de literatura infanto-juvenil e para as crianças e pré-adolescentes.

Acesse o site clicando aqui.