quarta-feira, 21 de maio de 2014

RESENHA: Quarto Escuro - Cláudia Taulois

Quarto EscuroTítulo: Quarto Escuro
Autor: Cláudia Taulois
Páginas: 286
Editora: All Print
Avaliação: 4 / 5

Sinopse

"Quarto Escuro" é destinado a um público juvenil que está passando pela fase das descobertas, dos questionamentos e sobretudo, o encontro do primeiro amor.A história narra o amor de dois adolescentes até a fase adulta.

Durante esta trajetória que se inicia através de um seqüestro, questionam profundamente todos os seus valores, crenças, medos, prioridades e as tão difíceis opções que devemos fazer e que acabam por definir toda uma existência.O pano de fundo da narrativa romântica prende o jovem, enquanto o enredo leva-o a pensar sobre questões maiores: violência, profissão, busca de sonhos e ideais.

Comentário

Você arriscaria sua vida por um amor perigoso?



Devo ser justo ao comentar sobre o livro e dizer que ao iniciar a leitura, não esperava muito sobre o que eu iria ler. Quarto Escuro é um daqueles livros que vai conquistando o leitor aos poucos. Nas primeiras páginas a história é marcada por tensão e gera bastante curiosidade quanto ao destino dos personagens.  Ao todo, a narrativa é agradável e apresenta uma linguagem simples e fluente. O livro é narrado em primeira pessoa.

Tudo começa quando duas irmãs, Cláudia e Flávia, são sequestradas e levadas para um quarto frio e escuro, onde são deixadas em péssimas condições. Logo a família consegue fazer contato com os criminosos e uma quantia em dinheiro é solicitada. Só assim as reféns seriam libertas. Mas no decorrer da trama, coisas inusitadas começam acontecer. O que era para ser apenas um sequestro acaba numa reviravolta louca, capaz de mudar a vida de todos. Principalmente as vidas de dois jovens: Cláudia e Eduardo.

"Estava tudo escuro. Elas foram deixadas sozinhas, num colchão no chão. Ficaram abraçadas enquanto as pessoas se distanciavam. Quando ouviram o barulho da porta se fechando, sentiram-se mais seguras para falar"   pág.25

A autora foi inovadora e ao mesmo tempo ousada, ao escrever esse livro. Sabemos que sequestros são comuns na sociedade e esse fato nas mãos dela resultou em uma bela obra.  Como uma pessoa é capaz de mudar a vida da outra em um situação perigosa? Como pode um sequestrador se apaixonar por sua vítima e ele ser correspondido? Acho que você sentiu o choque, assim como eu.

Quarto Escuro é marcado por mensagens. Ele é a prova de que a vida é feita de escolhas, e que quando elas são tomadas não há como voltar atrás. O jeito é continuar e ter a esperança de poder tentar de novo. O sequestro foi apenas uma das façanhas do destino para unir duas pessoas com personalidades opostas. O livro não se baseia somente em sequestro, mas também na vida dos personagens depois do sequestro. intenso.

" - Mas você é iluminado Edu e assim como os raios do sol são mais fortes e rompem com a escuridão, você  também não iria demorar muito mais para retomar seu brilho original e assumir sua mssão nesse mundo" pág. 104


Quanto a estrutura, o livro apresenta uma capa bem simples. A editora poderia ter escolhido uma ilustração mais elaborada e chamativa. O livro merece isso. As folhas são brancas, com boa diagramação. O formato do livro é médio e é dividido em três partes. Recomendo a leitura em viagens.

Quarto Escuro nos faz pensar sobre o poder do amor e principalmente a busca de sonhos. É um romance com linguagem bem nacional e contemporânea. Me diverti muito lendo esse livro. Palavras como amor, perdão e esperança. resumem a obra.